ENTREVISTA #4 - Professor de Educação Física: Marcio Costa

O editorial do site realizou mais uma entrevista da série Profissionais da Educação com o professor Marcio Costa, graduado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro há mais de 10 anos, fundador e produtor de conteúdo do Blog Dicas Educação Física.

Professor Marcio Costa


Vivências Corporais: Por que o senhor escolheu a área de Educação Física para atuar?

Professor Marcio Costa: A minha relação com a Educação Física surgiu a partir da minha paixão pelo Futebol, que comecei a praticar e acompanhar aos 10 anos de idade. Por gostar do Futebol, passei a me interessar pelas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, daí percebi que tinha facilidade de aprender e me sentia muito bem praticando esportes (Basquete, Handebol, Vôlei, Futsal) e também gostava de praticar exercícios físicos. Enfim, já no Ensino Fundamental eu falava para minha mãe que ia fazer faculdade de Educação Física e nunca me desviei desse propósito. Hoje posso dizer que ser professor de Educação Física foi um sonho que realizei.

Vivência Corporais: Como o senhor avalia o ensino na escola pública?

Professor Marcio Costa: Falando da escola pública estadual no RJ, que é onde eu atuo, posso dizer que não é fácil o trabalho de ensino na escola pública. Há forças externas e internas que atrapalham e desestimulam o bom trabalho na escola pública (políticas educacionais que não se adéquam a realidade, falta de estrutura física e de pessoas, alunos com deficiência de aprendizagem trazidas de outros segmentos de ensino, desvalorização salarial, etc), porém, acredito que não devemos negligenciar nosso trabalho, devemos planejar nossas aulas e executar nossa metodologia de trabalho da melhor maneira possível.

Vivências Corporais: Na opinião do senhor, qual a relevância do ensino da educação física na escola?

Professor Marcio Costa: A Educação Física é muito importante, pois não é possível mais achar que a aprendizagem é algo que só acontece sentado em uma cadeira dentro de uma sala de aula. A Educação Física é capaz de desenvolver diversas aprendizagens e conhecimentos na vivência dos jogos, dos esportes, das lutas, da brincadeiras, das danças e das ginásticas. É um universo de cultura corporal, de linguagem corporal e de conhecimento que se relaciona com diversos temas da vida pessoas, dessa forma a Educação Física é muito importante para o desenvolvimento e a formação dos nossos alunos.

Vivências Corporais: Por que o senhor criou um blog da área?

Professor Marcio Costa: Na verdade eu já me interessava por essa área de internet e criação de sites, fiz alguns cursos nessa área, já tinha um blog amador que criei em 2007 para colocar alguns conteúdos que eu usava nas minhas aulas. Quase 10 anos depois, em 2016, eu percebi que esse blog tinha uma boa audiência e voltei estudar e me atualizar sobre a área de desenvolvimento de sites/blogs. No final de 2016 eu decidi criar o Dicas Educação Física, com o objetivo de produzir conteúdos de qualidade sobre Educação Física e esportes, mas só comecei a desenvolver os conteúdos em fevereiro de 2017. De lá pra cá tem sido muito gratificante, o blog já alcançou um patamar de mais de 100 mil visitas por mês e ainda há muito conteúdo a ser produzido e publicado.

Vivências Corporais: Como a utilização das mídias podem contribuir no processo ensino-aprendizagem?

Professor Marcio Costa: A utilização de forma planejada das mídias é um instrumento didático muito útil, especialmente porque os jovens atualmente possuem um envolvimento com essas mídias. Acredito que o uso da internet no ensino é um caminho sem volta, todos teremos que nos adaptar, inclusive a instituição Escola. Porém, o fundamental para um ensino de qualidade não é o uso ou não das mídias, mas sim um processo de ensino bem planejado, com metodologia e objetivo bem definidos.

Considerações Finais

Professor Marcio Costa: Quem quiser conhecer o nosso trabalho no blog Dicas Educação Física o endereço é www.dicaseducacaofisica.info

Também podem nos seguir nas redes sociais:

O site agradece sua contribuição professor.

Comentários

  1. Parabéns pela entrevista!!! A educação pública precisa de profissionais que façam a diferença em meio a desvalorização!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas