QUESTÕES DE CONCURSO



Questão 17 - Município de Piraí 2015 - Específicas - IBAM

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais podem ser considerados instrumento de avaliação em educação física:

A - provas teóricas
B - trabalhos de pesquisa individual
C - relatórios de atividades em grupo - resposta certa
D - provas práticas

Comentários: Lembre-se na avaliação os aspectos qualitativos vão sobrepor os aspectos quantitativos. Partindo dessa máxima, percebe-se que há duas linhas pensamentos: liberal (valorização do quantitativo) e progressista (valorização do qualitativo). Instrumentos como: provas, testes, trabalhos de pesquisas são oriundos da pedagogia tradicional a fim de estabelecer notas. Instrumentos como relatórios e autoavaliação são fortemente defendidos pela pedagogia crítica a fim de estabelecer o nível de avanço a partir de uma avaliação diagnóstica, na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal. Os PCN's sugerem uma educação baseada nos princípios da perspectiva crítica. Logo a resposta correta é a letra C.

Questão 22 - Município de Piraí 2015 - Específicas - IBAM 

A concepção ampla de Educação está expressa no artigo 1º da Lei 9.394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional: "A Educação abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil e nas manifestações culturais". A educação básica é direito do indivíduo e dever do Estado na seguinte etapa:

A - (    ) da Educação Infantil até o Ensino Superior
B - ( x ) da Educação Infantil até o Ensino Médio - resposta certa
C - (    ) do Ensino Fundamental até o Ensino Médio
D - (    ) do Ensino Médio até o Ensino Superior

Comentários: Aparentemente uma questão fácil, pois a Educação Básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Então as opções A e D são excluídas de "cara" por causa da inclusão do Ensino Superior. O que pode fazer você errar a questão são as nomenclaturas, nesse caso, o Estado (no singular) aqui se refere a União que deve oferecer a Educação Básica e os estados (no plural e letra minúscula) se referem aos estados da federação que devem oferecer o ensino fundamental e com prioridade o Ensino Médio. Então a alternativa correta é a letra B.

Questão 11 - Município de Piraí 2015 - Específicas - IBAM

Na brincadeira de "telefone sem fio" há o desenvolvimento das seguintes áreas de aprendizagem:

A - (      ) físico-motora; cognitiva; criatividade; atenção
B - (  x  ) perceptivo-motora; linguagem; criatividade; atenção - resposta certa
C - (      ) físico-motora; linguagem; social; criatividade
D - (      ) perceptivo-motora; cognitiva; social; atenção




Comentários: A brincadeira citada não exige uma ação física na sua prática inicial, logo as alternativas C e A são excluídas, a alternativa D aponta a atenção que se relaciona ao aspecto cognitivo, logo se torna redundante a resposta. Então a resposta correta é a letra B porque aponta as áreas de aprendizagens desenvolvida nesta brincadeira.

Questão 26 - Município de Nova Iguaçu - Ed. Física - CONSULPLAN

Sobre a abordagem Construtivista, cujo principal autor é João Batista Freire, é correto afirmar que seus conteúdos se baseiam:

A) estritamente na aprendizagem do movimento.
B) nas brincadeiras populares, no jogo simbólico e no jogo de regras - resposta certa.
C) no ensino dos esportes, valendo-se da ênfase no esforço individual.
D) na seleção dos mais habilidosos para as competições e no esporte de alto nível.
E) na busca do desempenho máximo e de padrões de comportamento iguais entre os alunos.

Comentários: Este autor tem como referência os estudiosos Piaget e Vygotsky (vale a pena uma leitura sobre) que abordam o desenvolvimento cognitivo e as interações sociais. Esses autores atribuem ao jogo um papel importante para o desenvolvimento do ser humano como um todo. Sendo assim fica simples a solução da questão: A- privilegia só o movimento, C,D e E - características liberais: esforço individual, mais habilidosos e padrões de comportamento iguais - EXCLUSÃO SOCIAL E MECANIZAÇÃO DO MOVIMENTO.   

Questão 01 - Município do Rio 2010 - Específica/Ed. Física

Segundo Coletivo de Autores (1993), a avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física vem se configurando, cada vez mais, como um aspecto essencial do projeto pedagógico de cada escola. Isso ocorre porque o sentido de avaliação é fazer com que ele sirva de referência para:

A) selecionar alunos para as competições e apresentações, dentro e fora da escola, relacionadas ao projeto pedagógico.
B) apurar a freqüência e a participação dos alunos nas aulas e nas atividades relacionadas ao projeto pedagógico.
C) analisar a aproximação ou distanciamento do eixo curricular que norteia o projeto pedagógico da escola - resposta certa.
D) selecionar e classificar os alunos, identificando os mais aptos a participar dos projetos pedagógicos da escola.


Comentários: Numa perspectiva crítica-superadora defendida pelo Coletivo de Autores a avaliação não é um instrumento para selecionar, classificar, apurar (características liberais!) o processo ensino-aprendizagem, logo é utilizado para ANALISAR (características progressistas!) este processo. Lembrando que nessa perspectiva os aspectos qualitativos sobrepõem os aspectos quantitativos.  

Questão 44 - DEGASE - Pedagógica/Ed. Física - CEPERJ

O conselho de classe é um momento importante para a escola. De acordo com Hoffmann (2002) e levando-se em consideração uma prática libertadora de avaliação, o conselho de classe deve constituir-se num momento de:

A) apresentação de notas e conceitos de alunos.
B) privilegiar as questões relativas ao conteúdo atitudinal.
C) reflexão conjunta sobre as possibilidades de alunos e professores - resposta certa
D) análise e deliberação dos documentos oficiais de avaliação.
E) seleção de pareceres finais dentre um rol já estabelecido pela escola.


Comentários: Descartar de imediato a opção A, uma prática libertadora privilegia o qualitativo sobre o quantitativo. A opção B observa o individuo somente no aspecto atitudinal, faltando  o conceitual e procedimental. As opções D e E não colocam os professores e alunos como atores principais no conselho. Percebam que o termo REFLEXÃO é citado constantemente numa perspectiva crítica de avaliação, é uma dica. 

Questão 32 - DEGASE - Pedagógica/Ed. Física - CEPERJ


"Enquanto avaliamos, exercemos um ato político, mesmo quando não o pretendemos.Tanto as ações individualizadas quanto a omissão na discussão dessa questão reforçam a manutenção das desigualdades sociais." (HOFFMANN, 2002, p.91)

Com base nessa afirmativa, a autora aponta que a ação avaliativa que tem como enfoque principal o educando, enquanto ser social e político, tem como características ser:

A) individual e consensual - liberal/progressista
B) disciplinadora e coletiva - liberal/progressista
C) memorizadora  e competitiva - liberal/liberal
D) coletiva e consensual - resposta certa - progressista/progressista
E) classificatória e reflexiva - liberal/progressista

Comentários: Alguns aspectos da tendência liberal em relação a avaliação dão privilégio ao aspecto quantitativo sobrepondo o qualitativo. Já a tendência progressista do qual Hoffmann segue defende o oposto. Existe algumas palavras chaves que caracterizam os ideais liberais como: individualismo, memorização, disciplina, classificatória, competição, entre outros. Já os ideais progressistas são: consenso, coletivo, reflexão. Identificando essas características fica simples de solucionar a questão. Fiz questão de colocar essa classificação a fim de facilitar o entendimento. Lembrando que é importante um olhar sobre o estudo de tendências liberais e progressistas.

Questão 40 - DEGASE - Ed. Física - CEPERJ


Conforme os PCNs (1998), existem 3 aspectos fundamentais para prática pedagógica: o princípio da inclusão, o princípio da diversidade e as categorias de conteúdos. Neste último aspecto, observa-se um cuidado em minimizar e reavaliar a construção de atitudes e valores do senso comum na formação de jovens, denominado de "currículo oculto". Tal preocupação encontra-se nos conteúdos:

A) conceituais
B) procedimentais
C) atitudinais - resposta certa
D) psicomotores
E) cognitivos

Comentários: As opções D e E são descartadas de primeira, visto que os conteúdos segundo os PCNs se apresentam como: conceituais, procedimentais e atitudinais. Atitudes e valores estão relacionados aos SABER SER e SABER CONVIVER, logo são abordados nos conteúdos atitudinais. 

Questão 29 - DEGASE - Ed. Física - CEPERJ

Darido e Souza Jr. (2007) afirmam que os conteúdos na Educação Física Escolar assumem três dimensões a partir das seguintes questões: O que se deve saber? O que se deve saber fazer? E como se deve ser?

Tendo em vista o exposto acima, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda:

1 - dimensão conceitual
2 - dimensão procedimental         
3 - dimensão atitudinal

1 ) reconhecer (SABER) o futebol como um esporte sexista e elitista no início do séc xx.
3 ) participar (SABER SER) cooperando e interagindo (SABER CONVIVER) em equipe mista e com níveis de habilidades motoras distintas de um jogo de futebol.
2 ) chutar (SABER FAZER) a bola rolando, a partir de um passe, com a parte interna do pé.

Após relacionar as colunas, a sequência correta é a seguinte:

A) 3, 1 e 2
B) 1, 2 e 3
C) 1, 3 e 2 resposta certa
D) 3, 2 e 1
E) 2, 1 e 3


Comentários: Os PCN's  também abordam de modo bem claro esses três aspectos: conceitual, procedimental e atitudinal. Conceito: SABER, Procedimento: SABER FAZER e Atitude: SABER SER E SABER CONVIVER.

Comentários

Postagens mais visitadas