ENSAIOS COM PROFESSORES DO BRASIL: UMA LEITURA SOBRE O MUNDO
Desenvolvimento infantil - Educação Física - 24 de outubro de 2021
Ao acompanhar o processo de desenvolvimento de uma criança é possível perceber que existem vários momentos de interesses: corporal, oral, alimentar, inter relacional (não descartando o caráter egocêntrico desta fase). Além disso, a capacidade elástica que ela possui de reter informações, reforça a relevância de estimular, de apresentar, de provocar, enfim, de trocar. O grande desafio do adulto é não podar esse processo, porque essa adaptação temporal na criança está em construção. É comum dos pais determinar ações temporais na rotina da criança. Ufa não é fácil!
Os pais sabem os vícios e virtudes de sua prole, por isso que não é saudável potencializar aspectos competitivos, é doloso para os adultos, imagine para as crianças. Não é negar a competição, é não potencializar.
Toda criança, independente de suas características, tem o direito a construir sua história.
Professor Leandro Miller
Solos - Geopolítica e Geoquímica - 17 de outubro de 2021
Dentre os grandes problemas enfrentados pelo mundo atual,temos a fome que assola todo o mundo,no Brasil não é diferente temos hoje cerca de 19 milhões e 300 mil pessoas passando fome,o pior de tudo que o cenário geopolítico e geoeconômico para 2022, não é nada agradável,pois apesar de sermos juntamente com os EUA,um dos maiores produtores de grãos do mundo,a fome ainda é um espectro que ronda nosso país,que vem sofrendo um processo avassalador de recolonização,temos uma área plantada de soja do tamanho da Espanha,ou seja desde 1970 até 1990,o que chamamos de complexo sojífero cresceu 394%, sem levar em consideração as novas fronteiras agrícolas como: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Existe um mito com relação a geografia agrária brasileira e a questão da pedologia (estudo dos solos), "que no Brasil tudo que se planta dá", quando na realidade possuímos poucos solos férteis,dentre eles podemos citar o solo de massapê, a terra roxa, as terras pretas da Amazônia (apenas 5%) e loess no sul do Brasil, as regiões onde temos destaque na produção agrícola como o cerrado,os solos são ácidos, e são corrigidos por um método conhecido como calagem (introdução do calcário,com objetivo de equilibrar o ph do solo).Formado por 13 elementos químicos,o solo é tem como destaque a tríplice pedológica N ( nitrogênio), P (fósforo), K( potássio), que além de fazer parte da composição do solo é de extrema importância para a indústria de fertilizantes,dentre os outros elementos químicos podemos citar, enxofre, magnésio, alumínio,boro,cálcio,cobre, ferro, zinco, cloro e molibdênio.
Apesar da Embrapa (1973 - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ser uma das melhores do mundo,o Brasil vem abandonando progressivamente as pesquisas com relação a produção de fertilizantes,por exemplo a exploração do fósforo no Brasil vem decaindo ano a ano, sendo assim estamos dependentes da importação de fertilizantes da China, que vive uma crise energética de deve diminuir sua exportação nos próximos anos e a Bielorússia, que vive uma crise política,sem contar o aumento do preço do nitrogênio (190%), fósforo (100%) e potássio (90%),ou seja a geopolítica e geoeconomia de 2022 vão encontrar sérios problemas.
Professor Roberto Lúcio
Comentários
Postar um comentário