Questão 32 - DEGASE - Pedagógica/Ed. Física - CEPERJ





"Enquanto avaliamos, exercemos um ato político, mesmo quando não o pretendemos.Tanto as ações individualizadas quanto a omissão na discussão dessa questão reforçam a manutenção das desigualdades sociais." (HOFFMANN, 2002, p.91)

Com base nessa afirmativa, a autora aponta que a ação avaliativa que tem como enfoque principal o educando, enquanto ser social e político, tem como características ser:

A) individual e consensual - liberal/progressista
B) disciplinadora e coletiva - liberal/progressista
C) memorizadora  e competitiva - liberal/liberal
D) coletiva e consensual - resposta certa - progressista/progressista
E) classificatória e reflexiva - liberal/progressista

Comentários: Alguns aspectos da tendência liberal em relação a avaliação dão privilégio ao aspecto quantitativo sobrepondo o qualitativo. Já a tendência progressista do qual Hoffmann segue defende o oposto. Existe algumas palavras chaves que caracterizam os ideais liberais como: individualismo, memorização, disciplina, classificatória, competição, entre outros. Já os ideais progressistas são: consenso, coletivo, reflexão. Identificando essas características fica simples de solucionar a questão. Fiz questão de colocar essa classificação a fim de facilitar o entendimento. Lembrando que é importante um olhar sobre o estudo de tendências liberais e progressistas.

Comentários

Postagens mais visitadas