WEBQUEST

Este webquest tem como objetivo abordar e discutir sobre a incidência de lesões nas práticas esportivas, como acontecem e seus modos de prevenção. Focando especificamente para a área de lutas e artes marciais.

Primeiramente... 
O QUE É LESÃO?
Lesão é um termo não-específico, utilizado para descrever tecidos anormais em um organismo. Estas anomalias em tecidos podem ser causadas por doenças, traumas ou pela prática de esportes.

QUE TIPOS DE LESÕES SÃO MAIS COMUNS NA PRÁTICA DE LUTAS?
As lesões na pratica de lutas, assim como entre outras modalidades esportivas, deve-se na maioria das vezes à um mal trabalho de aquecimento, podendo também ser somado a um esforço excessivo das fibras musculares resultando em estiramentos, distensões e contraturas. Traumas diretos como golpes ou quedas também podem ocasionar lesões. As mais comuns de acontecer durante a pratica de artes marciais são:
  1. Luxações – Uma luxação é o deslocamento de um ou mais ossos de sua posição articular normal.
  2. Contraturas – Resultante de uma contração incorreta, o músculo não volta ao seu estado normal de relaxamento, devido a uma sobrecarga do esforço exercido sobre músculos ou tendões,quando não estão acostumados.
  3. Distensões – é um rompimento parcial ou total de fibras musculares devido a um esforço excessivo realizado por um músculo.
  4. Edemas – Aumento anormal de liquido no espaço intersticial resultante de inflamações.
  5. Nevralgias – Dor que segue o caminho de um nervo devido a irritações ou danos a este nervo, podendo ter variadas causas, como diabetes, infecções, pressão por ossos, ligamentos vasos sanguíneos ou tumores e trauma.
Estas lesões podem ocorrer através de traumas diretos, um exemplo seria um golpe muito forte ou uma queda. Também podem ocorrer devido a uma execução errada de alguma técnica, no caso de técnicas de imobilização, torção, quebra e projeção de quedas, é preciso uma atenção especial para que os atletas não se machuquem quando realizarem o movimento.
Um modo de prevenção de lesões se dá através de um bom preparo físico, alongamento correto da musculatura esquelética, aquecimento adequado e prática correta do exercício.

PROGRAMAS DE TREINAMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES

Através de um planejamento, levando em consideração o histórico de atividade do praticante é possível criar programas de treinamento para prevenção e recuperação de possíveis lesões. Para se prevenir uma lesão deve-se treinar em dias alternados, de modo que as fibras musculares tenham tempo para se recuperarem do esforço. No caso de uma rotina diária de treino, deve-se alternar os grupos musculares de modo que não fiquem sobrecarregados, um exemplo seria treinar os músculos superiores em um dia, e no outro os músculos inferiores. Ou seguir o princípio do difícil-fácil, isto é, alternar o nível de intensidade dos exercícios, aumentando em um dia e diminuindo no outro. E o mais importante aquecer os músculos, músculos aquecidos possuem maior flexibilidade e um aumento em sua irrigação, preparando-os para exercícios mais vigorosos.

Em uma entrevista rápida com o mestre de kung-fu, Edson Marques, ele nos conta um pouco sobre a incidência de lesões nas artes marciais.

Mande suas perguntas para nós, além de nos ajudar, será um grande estimulo para pesquisas futuras. Obrigado.

Alunos do 2º Ano de Licenciatura em Educação Física do Unifoa:
Adrielle Rodrigues
Caroline Gomes
Cláudio Estanislau
Érica Rocha
Mateus Felipe
Rhyan Nyland

Referências
http://www.medicinadoesporte.com/Musculares.htm  acessado as 14:25, no dia 6/11/2013.
HAMIL, J. KNUTZEN, K. M. Bases Biomecânicas do movimento humano. 3ª Ed. São Paulo: Manole, 2012.
SAFRAN, Marc R. Manual da medicina desportiva. 1ª Ed. São Paulo: Manole, 2012.
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/nevralgia   acessado as 14:40, no dia 6/11/2013.

http://www.manualmerck.net/?id=84&cn=820&ss=  acessado as 13:11, no dia 7/11/2013.

Comentários

  1. Caso eu esqueça de fazer o alongamento antes do meu exercício físico, tem algo que posso fazer após o exercício para neutralizar uma possível dor ou lesão?

    ResponderExcluir
  2. Qual o tempo médio de recuperação para uma lesão simples? Claro que isso pode varias de pessoa para pessoa, mas há um tempo médio para voltar ao seu treinamento normal?

    E no caso de lesões mais graves?

    ResponderExcluir
  3. Por que algumas pessoas tem caimbra? Como acontece?

    ResponderExcluir
  4. PROFESSOR...SEI DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM MINHA VIDA, MAS EM SE TRATANDO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, QUAL É O ESPORTE INDICADO NESSA FASE?

    ResponderExcluir
  5. MEU FILHO AMA LUTA, MAS O MEU MAIOR MEDO É EM RELAÇÃO A SUA IDADE (3 ANOS). NESSA FASE TERIA ALGUMA IMPLICAÇÃO EM FAZER ESSE TIPO DE ESPORTE?

    ResponderExcluir
  6. AO FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE UTILIZA A PERNA COMO APOIO, SINTO MUITA DOR NO JOELHO DIREITO. NÃO PROCUREI NENHUM ESPECIALISTA ATÉ O MOMENTO, MAS GOSTARIA DE SABER SE TERIA ALGUM EXERCÍCIO QUE PUDESSE AMENIZAR ESSA DOR.

    ResponderExcluir
  7. Uma das discussões que permeiam a área de atividade física é a relação alongamento x aquecimento antes do início das práticas esportivas ou afins, como funciona esse processo no contexto da lutas? Se alonga ou se aquece?

    ResponderExcluir
  8. Durante alguns exercicios de educação fisica algumas pessoas sentem falta de ar, ou dor para respirar, existe algum exercicio especifico que resolva isso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas