Copa do Mundo: Rússia 2018 - Informações gerais e sugestão de atividades.


Introdução


O Mundial de Futebol de 2018 vai reunir 32 seleções em 11 cidades da Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho.

A Copa do Mundo de Futebol de 2018 vai ser disputada na Rússia, o maior país do mundo, entre os dias 14 de junho e 15 de julho. O torneio terá a participação de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios.
A definição da sede da 21ª edição do torneio aconteceu em dezembro de 2010, em uma disputa com outras três candidaturas de países europeus: Inglaterra; Portugal e Espanha; Holanda e Bélgica. Na mesma ocasião, ficou definido que o Catar vai receber a Copa de 2022.Ao todo, serão disputados 64 jogos nas cidades de Moscou, São Petersburgo, Samara, Kazan, Ecaterimburgo, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov e Nizhny Novgorod. A capital Moscou vai receber jogos em dois estádios.
Participantes
As 32 seleções participantes, com exceção da Rússia, conseguiram a vaga na Copa do Mundo de 2018 por meio de competições continentais eliminatórias. A Rússia ganhou a vaga por ser o país-sede do evento, assim como aconteceu com o Brasil na Copa de 2014.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) determina a quantidade de vagas para cada continente. Veja:
  • África: 5 vagas (Tunísia, Nigéria, Marrocos, Senegal e Egito)
  • Ásia: 4 vagas + 1 repescagem (Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita + Austrália)
  • América Central e do Norte: 3 vagas + 1 repescagem (México, Costa Rica, Panamá + Honduras)
  • América do Sul: 4 vagas + 1 repescagem (Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia + Peru)
  • Europa: 13 vagas (França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca)
  • Oceania: 1 vaga repescagem (Nova Zelândia)
No caso da Copa do Mundo de 2018, ficaram definidos os seguintes confrontos pela repescagem:
América Central e do Norte (Honduras) x Ásia (Austrália): Austrália vencedor
América do Sul (Peru) x Oceania (Nova Zelândia): Peru vencedor

A Austrália compete nas eliminatórias asiáticas por ter um nível muito superior aos seus vizinhos de continente. Para se ter uma ideia, quando a Austrália competia nas eliminatórias da Oceania, era comum um placar de 30 a 0. O mesmo acontece na América do Sul, onde Guiana Francesa, Guiana e Suriname competem pela América Central.
Os grupos da Copa do Mundo da Rússia 2018:


Jogos

As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo da Rússia foram divididas em oito grupos. O Brasil está no grupo E junto com Suíça, Costa Rica e Sérvia.
O primeiro jogo do Brasil será no dia 17 de junho contra a Suíça, o segundo no dia 22 de junho contra a Costa Rica e, no dia 27 de junho, faz o último jogo da fase de grupos contra a Sérvia.
Os dois primeiros lugares de cada grupo se classificam para a fase eliminatória, popularmente chamada de mata-mata, na qual duas equipes se enfrentam para decidir quem avança para a próxima etapa. A primeira fase eliminatória são as oitavas de final, depois vem as quartas de final, a semifinal e, por fim, a tão esperada final, que será realizada no dia 15 de julho em Moscou.
Cidades-sede da Copa do Mundo na Rússia (2018)

A Copa do Mundo de Futebol de 2018 acontecerá na Rússia. Onze cidades foram escolhidas para sediar o evento.

Cidades-sede
Para sediar os jogos da Copa do Mundo, a Rússia preparou doze estádios distribuídos em onze cidades-sede:
Moscou
→ São Petersburgo
→ Sochi
Rostov
Kalingrado
Kazan
Volgogrado
Samara
Ecaterimburgo
Saransk
Níjni Novgorod

Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018
A identidade visual é um item importante na organização de um grande evento como a Copa do Mundo de Futebol. Cores, símbolos e objetos são escolhidos cuidadosamente para fornecer identidade para o país-sede do evento. No caso do Mundial de 2018, que será realizado na Rússia, os símbolos serão o emblema, o pôster, o mascote e a bola.

Mascote

O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”.


O Zabivaka foi escolhido em uma votação popular pela internet, que teve mais de um milhão de votos. O lobo siberiano ganhou com 53% dos votos, contra 27% do tigre e 20% do gato.
O mascote da Copa de 2018 veste uma bermuda vermelha e uma camiseta branca e azul, cores da Rússia, e usa um óculos que é comum em esportes com neve, como esqui e snowboard.

Emblema




O emblema da Copa da Rússia mostra um desenho da taça de campeão nas cores vermelho, ouro, azul e preto, cores da cultura russa. No topo da taça há três bolas azuis estreladas que representam o espaço, uma referência à corrida espacial.
A Rússia, na época União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi o primeiro país a enviar um homem ao espaço (Yuri Gagarin). O emblema também homenageia o satélite russo Sputnik, o primeiro a orbitar o planeta Terra.
A empresa que desenhou o emblema disse também que a cor vermelha simboliza a propulsão dos foguetes espaciais e que as estrelas simbolizam a mágica do futebol e os “craques” do esporte.

Bola


 

A bola da Copa do Mundo de 2018 recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970, que se chamava Telstar. Esse nome é uma referência à “estrela de televisão” (estrela em inglês é star e televisão é television).

A Telstar 18 é branca com detalhes pretos, como na bola que deu origem ao nome. Essas cores foram usadas na Copa de 1970 para destacar a bola nas transmissões de TV, que ainda eram sem cores.

Pôster



Copa de 2018**

O pôster tem como destaque a imagem do goleiro russo Lev Yashin fazendo uma defesa. Yashin é considerado um dos melhores goleiros da história do futebol, sendo o único da posição a ganhar uma Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. Yashin participou de quatro Copas (1958, 1962, 1966 e 1970) e faleceu em 1990, aos 61 anos.
A obra, criada pelo artista gráfico russo Igor Gurovich, tem inspiração nas propagandas do pós-construtivismo das décadas de 1920 e 1930. Esse estilo soviético é um dos mais importantes e reverenciados elementos da cultura da Rússia.



Propostas de atividades para Ensino fundamental I - Educação Física


* Organizar um torneio de inter-salas.

Cada equipe deverá ter: nome, bandeira, grito de guerra.

* Resgatar as memórias de uma Copa do Mundo.

Cada aluno deverá trazer por escrito um testemunho, de uma Copa do Mundo marcante para a sua família, que será colocado num painel expositório no pátio da escola.

* Apresentar as regras básicas do futebol e a história do Brasil nas Copas do Mundo.

https://youtu.be/HTZuteKDCa4 – Regras básicas/Futebol.
https://youtu.be/8t2X80mYz1k – A história do Brasil nas Copas do Mundo.


* Colorir o mascote e a bandeira do país sede.


Boa aula!!!!!



Comentários

Postagens mais visitadas