COMO FAZER: Teste de Flexibilidade Adaptado - Sentar e Alcançar.






Avalia-se a flexibilidade para:


  • Estabelecer parâmetros para prescrição de exercícios de alongamento (trabalho de flexibilidade).
  • Identificar grupos músculos-articulares com pouca flexibilidade possibilitando enfatizar aquelas regiões com exercícios de alongamentos.
  • Avaliar a flexibilidade periodicamente é importante par verificar as possíveis alterações na amplitude do movimento com o passar dos anos.Estabelecer correlação entre dores muscúlos-articulares ao encurtamento músculo-tendíneo e relacionar a melhora do paciente com o aumento da flexibilidade.
  • Identificar encurtamento músculo-tendíneo em sua fase inicial, sendo mais fácil seu tratamento.
  • Conhecer a amplitude de movimento de várias articulações pode ajudar nas comparações intra-grupo, entre indivíduos de mesma faixa etária e sexo, com outras populações e ainda verificar se há por exemplo, diferenças de flexibilidade entre um membro dominante de outro não dominante. 

Teste de Flexibilidade Adaptado - Sentar e Alcançar

 O protocolo utilizado para a mensuração da flexibilidade foi o Teste de Sentar e Alcançar Adaptado  sem banco segundo a padronização do PROESP - BR. (GAYA & SILVA, 2007).
    
Teste de Flexibilidade: Sentar-e-alcançar Adaptado – sem banco (Figura 1).
  • Material: Uma trena ou fita métrica de 1m e fita adesiva.
  • Orientação: O aluno deve sentar-se descalço sobre a trena estendida e fixada no chão, com o ponto zero entre as pernas e calcanhares imediatamente próximos a marca de 38 cm. Com os calcanhares afastados a 30cm, joelhos estendidos, mãos sobrepostas e dedos médios alinhados, o aluno deve flexionar o tronco à frente e alcançar com as pontas dos dedos a maior distância possível sobre a trena ou fita métrica.
  • Anotação: O resultado é medido a partir da posição mais longínqua que o aluno pode alcançar na escala com as pontas dos dedos. Registra-se o melhor resultado entre as duas execuções com anotação em uma casa decimal. Exemplos: 24,5 centímetros.
Figura 1. Teste de Sentar-e-alcançar Adaptado – sem banco
Fonte: GAYA E SILVA, 2007, p 13.




 Resultado de imagem para tabela do proesp br flexibilidade























Abaixo o vídeo da realização do teste, no Ciep 026 - São Vicente de Paulo, Nova Iguaçu -RJ:



Referências:



Boa leitura!


Comentários

Postagens mais visitadas